21 de set. de 2011

Se avexe não


A mais de um ano atrás, antes mesmo de começar a peleja de escrever a dissertação, já tinha escolhido uma música para colocar “nos elementos pré-textuais. Meu marido disse que era algo muito informal para colocar na dissertação, eu não liguei, eu queria e iria colocá-la. Depois da dissertação pronta, todos que a pegaram sempre elogiaram a música/poema, um membro da banca disse que iria imprimir a música e colocar em seu laboratório.
Bom, a escolha da música ocorreu por eu querer algo que lembrasse de onde eu venho, nada melhor do que um legítimo forró pé-de-serra para me lembrar Pernambuco. Forró, sim senhor! mas daqueles gostosos, que se dança com dois pra lá dois pra cá. Nada de forró eletrônico, com mulheres de pouca roupa se sacudindo feito cobra, nem de gritinhos e dizendo que você não vale nada mais eu gosto de você.
Quando escuto esta música e fecho os olhos minhas lembranças afetivas afloram, sou levada há dias leves e maravilhosos. Posso ver as fogueiras na frente das portas, sempre alinhadas com a porta de entrada, consigo sentir no ar a animação da festa de São João. Posso ver minha vó, mãe e tias, todas, ralando milho para fazer pamonha canjica, milho cozido (que vovó deixa a noite toda no fogão de lenha), bolo de milho e tudo mais que a festa pede. Às seis da tarde é hora de acender as fogueiras, hora dos fogos, consigo sentir o cheiro da comida cozinhando e o calor da fogueira, o som do forró o cheiro do milho assado. Era essa sensação de lembranças ternas, de felicidade que quis colocar em minha dissertação, por isso a escolha da música.
Mas essa música me trouxe mais do que sensações, ela trouxe lições. Uma letra linda e singela que ensina que tudo tem sua hora e que tudo é fruto do seu esforço. O engraçado disso tudo é que eu não sabia o quão verdade isso seria na minha vida, exatamente durante a preparação da dissertação. Eu pretendia defender minha dissertação em julho, tive problemas com a escrita, chorei me descabelei, entreguei a Deus e pedi auxilio a Nossa Senhora, cantei essa música como um mantra de meditação. Por fim, o dia da defesa chegou e deu tudo certo. Hoje, essa música me diz muito mais do que me dizia quando a escolhi, me trás muito mais lembranças e toca ainda mais meu coração.
Espero que sirva de lição de viva, de alegria e de esperança para outr@ assim como serviu pra mim!

A NATUREZA DAS COISAS
Se avexe não
Amanhã pode acontecer tudo
Inclusive nada
Se avexe não
A lagarta rasteja até o dia
Em que cria asas
Se avexe não
Que a burrinha da felicidade
Nunca se atrasa
Se avexe não
Amanhã ela pára na porta
Da sua casa
Se avexe não
Toda caminhada começa
No primeiro passo
A natureza não tem pressa
Seu compasso
Inexorávelmente chega lá
Se avexe não
Observe quem vai subindo a ladeir
Seja princesa ou seja lavadeira
Pra ir mais alto vai ter que suar.
                                          (Aciole neto)

Bjus

Nenhum comentário:

Postar um comentário