23 de set. de 2011

Munguzá - comida para aquecer o coração.

Não é segredo para ninguém que eu adoro comer, por isso minha eterna briga com a balança, depois que vim morar no Rio encontrei outra categoria de comida, as que aquecem o coração. Deixa-me explicar, há comidas que sempre fizeram parte do meu dia-a-dia, basiquinhas lá no nordeste, mas aqui no Rio (e pelo que sei em quase todo o sudeste) são difíceis de encontrar ou (quase) desconhecidas. Essas comidas tornaram-se referência para mim! Vou falar sempre delas por aqui.
Hoje, essa categoria de comida são aquelas que aquecem meu coração, que me trazem lembranças da infância, que me fazem sentir saudades da terrinha. É delas que ligo reclamando pra minha mãe, por não encontrar ou por serem bem mais caras aqui, modo de pirangagem ON. São elas que minha mãe prepara pra mim quando vou pra Pernambuco ou manda quando alguém vem pra cá. Sobre trazer comida isso merece um post, depois falo mais!
Essa semana me deu vontade de fazer algo pra forrar o estômago, acalmar a alma e aquecer o coração e resolvi fazer munguzá. Aqui no sudeste, eles chamam de canjica, pra os nordestinos canjica é outra coisa, mas tudo bem!. Queria fazer o munguzá com milho amarelo, o que é mais comum, pelo menos em minha cidade natal, mas não encontrei, e juro que procurei muito, então coloquei a cor do milho de lado (afinal não sejamos preconceituosos com os milhos, pela inclusão do milho branco em minha casa!) e fui fazer meu munguzá branco.
Devo dizer que meu munguzá e bastante apreciado aqui no prédio, modo pabulosa ON. Meu munguzá faz sucesso com a neta, o genro e a nora da vizinha, com o sindico e até com o encanador (bombeiro) que faz os consertos do prédio, até marido que não gosta muito de munguzá já se rendeu e quando eu faço fica numa alegria só. Como meu potinho de humildade secou e ainda não encontrei outro pra comprar, posso dizer que ainda não encontrei ninguém que não gostasse.
Agora desligando o modo pabulagem (off), vamos voltar pra o que interessa: o munguzá. Acho que a diferença do daqui pra o do nordeste, além do milho branco, é o leite de coco, aqui ouvi algumas pessoas dizerem que colocam leite de vaca, já os nordestinos costumam colocar leite de coco, que diga-se de passagem tem todo o seu valor e dá todo o tcham. Então fica a dica leite de coco no munguzá/canjica.

Com vocês: meu munguzá... tcham, tcham, tcham, tcham....  


O que aquece o seu coração?

BJUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário