31 de ago. de 2011

Cidadania

A Wikipédia define cidadania como um conjunto de direitos e deveres ao qual um indivíduo está sujeito em relação à sociedade em que vive.
Já faz algum tempo que a palavra cidadania está “na moda” e vem sendo muito usada,  campannhas são feitas, fala-se muito sobre os direitos dos cidadãos. Hoje o “povo” sabe muito mais sobre os seus direitos e os busca. Mas será que os deveres também são desejados com tanto afinco?
A cidadania está intimanente ligada com a boa e “velha” educação doméstica e com o convivio social, mas como os atos de educação e de cidadania, muitas vezes, tem que benificiar a outros e não a mim, é preferível esquecer deles quando me convem?
 O meu direito acaba quando começa o direito do outro! Sei que a frase é meio cliché mais é verdadeira. Porém, todos os dias há pessoas que se esquecem disso e olham apenas para seu “belo” umbigo, mas visar apenas o que é melhor pra mim é viver em sociedade? Bom, posso citar exemplos simples (e até bobos) que inlustram bem grande parte da sociedade está tão focada na sua comodidade mesmo que seja em detrimento a do outro.
Recentemente estava na minha aula de inglês e tinha um grande grupo conversando, no meio da história uma menina diz toda orgulhosa: “eu não dou lugar no ônibus, não. Posso estar sentada em lugar preferencial , se alguém que tem preferência pelo lugar entra, eu faço que estou dormindo”.   A garota falava isso toda cheia de si, em alto e bom som. Outro rapaz falou que a mulher dele estava sofrendo muito com isso, pois estava grávida (com barrigão) e ninguém dava o lugar pra ela sentar. Então a menina respondeu: “se for mulher grávida eu dou o lugar, eu não dou é para idoso” como assim???? Claro que ela não dá lugar para ninguém. Eu muito bocuda, que sou, não aguentei e emendei na fala dela: “você está certissíma, porque grávida você vai ficar... mas envelhecer não, vai ficar jovem para sempre!”  Essa mesma garota faz direito e vive falando em processar tudo e todos, que sabe dos seus direitos, mas será que ela sabe dos seus deveres?
Semana passada entrei em um ônibus lotado, e tava lá uma mulher com uma criança de um ano e meio aproximadamente, cada uma sentada numa cadeira, tinha idosos no ônibus! Que mal tinha aquela mulher colocar a criança no colo e dá o lugar pra um idoso?  Provavelmente, essa mesma mulher se entrasse com essa criança em um ônibus lotado ficaria com raiva se ninguém lhe desse o lugar para sentar! E agora como fica? Dois pesos duas medidas?
Pessoas vivem usando vagas para deficiente físico, e tá tudo bem... é rapidinho... mas será que está tudo bem mesmo? É só perguntar a pessoa que precisa da vaga e logo saberemos que não está nada bem!
O profeta gentileza pregava que: “GENTILEZA GERA GENTILEZA” , será que estamos vivendo em uma sociedade que se esqueceu disso? Embora seja super COOL usar uma camiseta com essa frase.

 Antes achava que: “EGOISMO GERA EGOISMO”,  hoje começo a acreditar que o egoismo é tão intrínseco a sociedade que acaba por surguir por abiogênese!

Espero que reapendamos o verdadeiro sentido da cidadania, e que a boa educação caseira volte a moda, Para que “GENTILEZA VOLTE A GERAR SORRISOS E AMIZADES”
Bjus.

Link de musica da marisa monte que fala do profeta gentileza: www.youtube.com/watch?v=mpDHQVhyUrY

Nenhum comentário:

Postar um comentário