20 de nov. de 2011

Pernambuco, chute em pedra, comilança e farofagem no aeroporto.



          Depois de uma semana em foz, voltei pra casa passei uma semana, fiz um churrasco comemorativo (atrasado e muito) do mestrado e fui para Pernambuco. A viagem, um suplicio, webjet ninguém merece, avião com poltrona que não reclina e até um copo d’água por 5 reais, o sanduíche então, melhor não comentar, passar horas a fio no aeroporto de confins onde só tem uma lanchonete na sala de embarque (cara de doer), enfim, essa coisa de pobre de comprar a passagem aérea mais barata as vezes sai caro!
          Passei 17 dias em Vitória de Santo Antão, lá foi meio frustrante, pois, havia planos de dá um passeado com o marido, primeiro esses planos foram frustrados, o pai do marido tava com problemas de saúde, então, tínhamos que rever o tempo que poderíamos viajar, e pra completar chutei uma pedra (quando fazia uma semana que estávamos lá) e fiquei de molho por uma semana. Fala sério, quem sai de férias e acaba chutando uma pedra??? Não cheguei a quebrar o dedo dessa vez, mas como tinha quebrado 6 meses, ele saiu do lugar e ficou bem gordinho, rsrsrsrs, é rir pra não chorar. Essa parte me chateou e muito, até amargurei isso mesmo depois de voltar pro Rio, mas fazer o quê?? É como diz aquele velho “deitado”: “águas passadas... já passaram”.



           No mais, matei saudades de pessoas queridas, revi amigos, conversei e comi coisas que só como lá, iguarias nordestinas, e comi muito , muito... e muito, o que me obrigou a pelo menos “tentar” reatar firme com a dieta. A comida será um ou vários capítulos a parte, tirei fotos e falarei sobre algumas, que digamos são polêmicas, como minha amada buchada!!!!!
              Puxando pela memória posso citar que comi nesses 17 dias: buchada, galinha de capueira, carne de bode, miúdo de boi, sardinha de balde (carinhosamente conhecidas como sardinha fedida), graviola, cajá, tripinha de porco frita, testículos de boi fritos, bolo de barra branca, queijo de manteiga, farofa escaldada, um bom queijo coalho, bolo de rolo, cuscuz de massa de mandioca e o frango recheado e imperdível de minha avó e ainda bebi pitú cola.
                Enquanto estive lá a lista de coisas que juntei pra trazer pro Rio também foi grande, trouxe muita coisa em uma mala que foi levada vazia na intenção de trazê-la estufada, por isso, paguei 153 reais de excesso de bagagem, mas devo dizer que valeu a pena.
              Trouxe em minha humilde malinha: 11 pedaços de bolo de rolo (calma, foi pra dar, rsrsrsrs), bolo de barra branca, queijo coalho (do bom), queijo manteiga (do muito bom), queijo do reino (nem preciso falar), acerola (que lá é muito barato e aqui é bem caro), massa de mandioca,  fígado de alemão (pro marido), camarão seco de 2 tipos (pois é, existe mais de um tipo), filé de camarão seco, sururu seco, castanha torrada, castanha salgada, charque, cominho, 12 latas de pitu cola, 6 licores e pra fechar o pacote 1 panela de barro (lindaaa, pra fazer feijoada) e uma grela de mesa para carnes. Como deu pra perceber, sou “meio” muambeira, ou melhor, faço farofa no aeroporto, mas depois do excesso de bagagem prometi ao marido que sou uma muambeira regenerada, chega de “farofagem”, juro!!!! rsrsrsrs.
                Mas as férias acabaram e agora a vida dura voltou, a não ser que eu ganhe na mega-sena, rsrsrs, tô na torcida!!!!
                Quais são suas iguarias culínárias??
Bjus.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário